A educação e a cultura desempenham um papel fundamental nos processos de integração, visto que constituem os instrumentos ideais para a geração de uma identidade comum ou partilhada, alcançada no conhecimento mútuo e no respeito pela diversidade.
Ao mesmo tempo, a educação é um mecanismo propulsor do desenvolvimento harmonioso e equitativo dos povos, dando a esses processos um sentido de futuro por meio da formação da consciência política, da produção de conhecimentos relevantes e da formação de recursos humanos.
OBJETIVOS
Objetivo geral:
Fortalecer o processo de integração do ZICOSUR por meio da promoção do conhecimento, do intercâmbio universitário e da cooperação acadêmica das regiões que compõem o ZICOSUR.
Objetivos específicos:
- Construir uma plataforma de informação sobre a oferta de pós-graduação das universidades da região, bem como as pesquisas acadêmicas realizadas por essas casas de ensino superior e os convênios firmados entre elas;
- Analisar as informações obtidas a fim de melhorar e coordenar a oferta de cursos de pós-graduação na Região;
- Gerar cursos de pós-graduação em nível regional em áreas reconhecidas que promovam o desenvolvimento;
- Resgatar o papel das universidades como instituições intermediárias entre governos e suas populações;
- Facilitar o intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação;
- Promover a mobilidade de professores;
- Promover bolsas de estudo Zicosur;
- Gerar uma identidade compartilhada através do conhecimento de diferentes culturas;
- Criar um espaço de reflexão sobre a importância da educação nos processos de integração;
- Promover o desenvolvimento de projetos de pesquisa conjuntos entre as universidades da Região;
- Promover a validação regional de diplomas de nível superior, gerando o quadro jurídico necessário para tal.
MISSÃO
O Grupo ZICOSUR Universitário foi criado com o propósito de complementar e potencializar o processo de cooperação universitária da Zona de Integração Centro-Oeste Sul-Americana, a fim de promover maior inserção no contexto internacional e incentivar o desenvolvimento econômico e social da região. Nesse sentido, a educação e a cultura desempenham um papel fundamental nos processos de integração, visto que constituem os instrumentos ideais para a geração de uma identidade comum ou partilhada, alcançada através do conhecimento mútuo e do respeito à diversidade. Ao mesmo tempo, a educação é um mecanismo propulsor do desenvolvimento harmonioso e equitativo dos povos, dando a esses processos um sentido de futuro por meio da formação da consciência política, da produção de conhecimentos relevantes e da formação de recursos humanos.