Plenária de Reitores 2017 reúne quase 50 participantes em Foz do Iguaçu
Agência UEL 9/10/2017
A Reunião Plenária de Reitores da Red Zicosur Universitária, realizada na última sexta-feira (6), em Foz do Iguaçu, registrou a presença de 47 participantes, sendo 19 Reitores ou Vice-reitores, além de Assessores de Relações Internacionais de 21 universidade públicas da Argentina, Brasil, Bolivia e Paraguai. Os dados foram apresentados nesta segunda-feira (10) pela coordenação da Rede presidida pela reitora da UEL, Berenice Quinzani Jordão.
Além da expressiva participação na segunda plenária de 2017, o I Encontro de Assessores Internacionais Zicosur Universitaria, realizado no dia anterior (5), registrou a presença de 27 representantes de 17 Universidades membros. Os eventos terminaram na última sexta, no Rafain Palace Hotel & Convention Center, em Foz, e tiveram a Unioeste como universidade anfitriã.
Durante os dois dias os representantes das Instituições Públicas de Ensino Superior discutiram formas de fomentar a internacionalização nesta macrorregião do centro oeste Latino Americano onde também participa o Chile como país membro da Red Ziosur. Entre os assuntos discutidos se destacaram alternativas para expandir a integração acadêmica – tanto no ensino como na pesquisa e em projetos culturais – e incrementar os programas de mobilidade estudantil, de docentes e administrativo entre as Instituições. Os reitores aprovaram um novo formato para a mobilidade dos estudantes de graduação, potencializando a troca de experiências nas diferentes áreas do conhecimento. A nova sistemática flexibiliza os programas e ampliam as possibilidades de realização de projetos de ensino e de pesquisa comuns.
Também aprovado em plenária um modelo único de Acordo Marco para as 34 instituições que integram a Rede, sua participação e o posicionamento da Zicosur Universitária na CRES 2018, que será realizada em Córdoba (Argentina) e sua vinculação com outras redes, organismos de pesquisa e projetos que promovam a expansão e o desenvolvimento no processo de internacionalização e difusão do conhecimento, como o Enlaces/Riesal, Caminos, OEI e AIUP, associação que promove também o intercâmbio na pós-graduação.
Os participantes ainda definiram data e local para a II plenária da Rede Zicosur, que será realizada nos dias 3 e 4 de maio do próximo ano, em Assunção (Paraguai), tendo a Universidade Nacional de Asunción (UNA), como anfitriã, e Plenária em que será oficializado o acordo macro de cooperação entre as Universidades que integram a entidade.
A plenária dos reitores aprovou também a inclusão na Red da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), que tem cerca de 10 mil estudantes divididos em 15 campi. A UEMS tem experiência em acordos internacionais por meio da Rede Universitária da Rota Bioceânica, que congrega 12 Universidades brasileiras, do Chile, Argentina e Paraguai. A entrada na Zicosur Universitária busca oferecer outras oportunidades para estudantes e professores da UEMS.
Nos dois dias que precederam a Plenária de Reitores da Zicosur Universitária, a Unioeste promoveu o VI Simpósio Internacional de Inovação em Educação Superior (SIIES) e o Encontro Regional Sul Faubai, debatendo perspectivas e desafios para a internacionalização das Universidades. Os eventos foram coordenados pelo Escritório de Relações Internacionais da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, com apoio da Fundação Araucária e Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI).