UEPG lança livro produzido em parceria com a Universidade de Jujuy

UEPG lança livro produzido em parceria com a Universidade de Jujuy

Uma parceria entre o Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PPGCSA-UEPG) e o programa de doutorado da Universidad Nacional de Jujuy (UNJu) resultou em um livro, lançado oficialmente no último dia 10, em San Salvador de Jujuy, Argentina. A obra, organizada pelos professores João Irineu de Resende Miranda e Lislei Preuss, e por Adriano Smolarek, surgiu a partir da disciplina “Direitos e Proteção Social na Pandemia da Covid-19: uma perspectiva comparada Argentina-Brasil”.

A publicação teve o objetivo de unir povos irmãos para produzir um conhecimento específico que englobasse as áreas de Economia, Cultura e Política no mundo globalizado, além de discutir direitos sociais, acesso à saúde e às vacinas em ambos os países. Publicado em Português e Espanhol, é uma demonstração prática das ações de internacionalização que acontecem dentro da UEPG, trazendo as reflexões produzidas dentro deste programa específico.

Segundo o professor João Irineu, “esta produção acabou se tornando uma análise de conjuntura para entender como estavam acontecendo as relações políticas, internacionais e qual era a situação do acesso à saúde na nossa região, durante o período mais crítico da pandemia”. É uma iniciativa que aproxima as duas universidades, os dois países e ao mesmo tempo fortalece os laços de intercâmbio tão necessários para que se possa ultrapassar as fronteiras da América do Sul e resolver questões básicas de direito internacional.

A professora Lislei Preuss, cuja pesquisa continuada tem o tema de “Proteção Social e a Política de Saúde na América Latina”, avalia esta atividade de maneira positiva. “Realizar estes estudos contribuiu para evidenciar o impacto das políticas econômicas e das crises financeiras na proteção social e nos sistemas de saúde neste cenário pandêmico”, comenta. Ela acredita que os modelos de proteção social e políticas de saúde são assimétricos nos aspectos organizacionais, de gestão, financiamento e acesso, fato que desafia as garantias ao direito universal à saúde e também o movimento de integração regional da América do Sul.

Além de ser um dos organizadores da publicação, Adriano Smolarek também assina a apresentação do livro. Em entrevista, Smolarek afirmou que a Constituição Federal Brasileira escreve que a Universidade deve estar calcada no tripé: ensino, pesquisa e extensão. E que, muitas vezes, a pesquisa atinge não só as comunidades mais próximas, como também temáticas que têm apelo internacional. “Cada vez mais, a gente verifica uma tendência  de internacionalização das universidades e isso acaba se materializando, pois é o processo natural de difusão do conhecimento. Isso leva as sociedades a outro patamar: um patamar de soberania da inteligência e racionalidade que refuta as visões negacionistas e contrárias à ciência”, diz ele.

Os doutorandos que frequentaram a matéria ministrada pelos professores João Irineu e Lislei Preuss produziram ricas análises sobre a temática discutida nas aulas. “O esforço feito na construção desta obra é uma homenagem à ciência, à cientificidade, à lógica científica — um esforço necessário a todas as instituições universitárias”, conclui Smolarek.

O livro “Direitos e proteção Social na América Latina em Tempos de Covid-19 — uma perspectiva comparada” pode ser acessado gratuitamente clicando aqui. A UEPG oferece muitas ações de internacionalização para estudantes da graduação e da pós-graduação, bem como para agentes universitários. Para saber mais, é só acessar o portal do Escritório de Relações Internacionais – ERI.

 

 

 

Texto: Domitila Gonzalez. Fotos: Professor João Irineu, Universidad Nacional de Jujuy, Professora Lislei Preuss.

Skip to content