O Reitor da Universidade Nacional de Chilecito participou do 35º Encontro Internacional da Rede ZICOSUR Universitário, realizado em Salta.

O Reitor da Universidade Nacional de Chilecito participou do 35º Encontro Internacional da Rede ZICOSUR Universitário, realizado em Salta.

Nos dias 3, 4 e 5 de abril, a Universidade Nacional de Salta (UNSa) foi sede de um importante encontro para o intercâmbio de ideias e conhecimentos, o 35º Encontro Internacional da rede universitária ZICOSUR. Entre os participantes, se destacou a presença do reitor da Universidade Nacional de Chilecito, Adv. César Alberto Salcedo.

Entre os temas abordados pelos representantes das Áreas Internacionais das Universidades da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Peru, os participantes discutiram a implementação de um repositório científico que reúna a investigação dos diferentes territórios da ZICOSUR e o trabalho sustentado das universidades no desenvolvimento da ciência e da tecnologia. Discutiram também a importância de eixos comuns como os territórios, as mobilidades financeiras e económicas, a população e as migrações, entre outros temas.

“Abordamos o encontro visando uma política pública estadual, com perspectiva internacional. Cada uma das universidades que participaram do Encontro ZICOSUR são estaduais e nos propusemos a enfrentar desafios comuns no que diz respeito ao trabalho científico, à pesquisa, à extensão que cada uma de nossas instituições implantou no território”, disse o reitor Salcedo.

Sobre as principais questões abordadas na reunião, explicou que “falamos sobre a possibilidade de articulação entre o ZICOSUR governo e ZICOSUR universitário, com a plena convicção de que o ensino superior é um direito humano universal e que deve ser abordado inexoravelmente de mãos dadas com os estados subnacionais que compõem a rede”. Ele assegurou que “esta é uma política pública de inclusão social que, sem a intervenção do Estado, certamente teria apenas um destino, que seria o fracasso”.

Nesta linha, acrescentou que “estamos comprometidos com esta política pública de inclusão social que o ensino superior representa, mesmo num contexto adverso da política governamental levada a cabo pelo governo central da República Argentina”.

Por fim, assegurou que a sua gestão “tem o enorme desafio enquanto instituição autónoma de continuar a crescer e a lutar pelos interesses de toda a comunidade universitária, não só dos nossos estudantes, favorecendo esta mobilidade estudantil internacional, mas dos nossos professores, do pessoal não docente, dos pesquisadores e, em particular, dos nossos graduados”.

Ele ressaltou que “este tipo de encontro beneficia não só a nossa Universidade, mas todas as universidades da Argentina que passam por uma situação crítica. Mas sem dúvida vai sair e esta é uma das ações que favorecem o crescimento das universidades”.

Reitor UNdeC Adv. Cesar Salcedo

O evento terminou hoje (05), após três dias de intensas discussões entre os participantes, onde os presentes destacaram a relevância deste evento para reforçar os laços entre as instituições de ensino e para promover a qualidade e a excelência no ensino superior.

A presença do Reitor da UNDEC, Abg. Cesar Salcedo, neste importante evento sublinha o compromisso da universidade em fortalecer os laços regionais e promover iniciativas que promovam o progresso e a integração nos âmbitos académico e cultural.

Projeções

O Reitor comemorou que os alunos da UNdeC estão nas universidades de Concepción e Itapuá (Paraguai) no âmbito do programa ZICOSUR, assim como os alunos das universidades mencionadas estão na UNdeC, “Estamos orgulhosos desta troca de conhecimentos entre os nossos alunos, por isso, uma série de ações de curto e médio prazo foram planejadas que serão realizadas por diferentes universidades membros em seus territórios, para os quais somos convidados, por exemplo, a Universidade de Pilar, no Paraguai, que está localizada num ponto estratégico, que é a Tríplice Fronteira, recebemos um convite de todas as universidades membros para participar em atividades que serão realizadas nos próximos meses”.

Sobre a Rede ZICOSUR

A Rede ZICOSUR Universitária foi criada com o objetivo de complementar e fortalecer o processo de cooperação universitária na Zona de Integração Centro-Oeste da América do Sul, a fim de promover uma maior inserção no contexto internacional e fomentar o desenvolvimento econômico e social da região.

Da mesma forma, fortalecer o processo de integração da ZICOSUR através da promoção do conhecimento, do intercâmbio universitário e da cooperação acadêmica nas regiões que compõem a ZICOSUR.

Neste sentido, a educação e a cultura desempenham um papel fundamental nos processos de integração, pois são os instrumentos ideais para a geração de uma identidade comum ou partilhada, conseguida através do conhecimento mútuo e do respeito pela diversidade. Ao mesmo tempo, a educação é um motor para o desenvolvimento harmónico e equitativo dos povos, dotando estes processos de um sentido de futuro através da formação da consciência política, da produção de conhecimentos relevantes e da formação de recursos humanos.

Skip to content